Mais Jogos e Atividades Matemáticas do Mundo Inteiro
Autor(a): Claudia Zaslavsky
Editora: Artmed
Categoria: Formação
164 páginas
Sobre a autora Desenvolveu um belíssimo trabalho de pesquisa matemática com povos de vários países.
Mais Jogos e Atividades Matemáticas do Mundo Inteiro, Claudia Zaslavsky, 164 págs., Ed. Artmed, tel. 0800-703-3444
Publicado em NOVA ESCOLA, Edição 227, Novembro 2009, com o título Matemática para se divertir
Lançado há pouco mais de uma década, o livro Aprender com Jogos e Situações-Problema, de Lino de Macedo, Ana Lúcia Petty e Norimar Christe Passos, continua atual e importante. Os autores revelam de maneira clara e objetiva como utilizar os recursos do título em sala de aula. Mas não espere encontrar aqui um manual prático. Solidamente alicerçada em conceitos teóricos, a obra é muito mais que um receituário.
Baseando-se em pressupostos de Jean Piaget (1896-1980) - o defensor da ideia de que, "para aprender, o sujeito precisa conhecer o objeto, agir sobre ele e transformá-lo" -, Macedo, Petty e Passos relatam propostas desenvolvidas no Laboratório de Psicopedagogia da Universidade de São Paulo (LaPp-USP) com alunos da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental. Em todas elas, percebe-se como as crianças precisam ser ativas ao jogar, assumindo uma postura responsável diante de seu próprio percurso de aprendizagem.
No total, o livro aborda seis jogos: Quiles, Sjoebalk, Caravana, Resta Um, Traverse e Quarto. Cada qual tem sua história brevemente comentada e as regras descritas em detalhes. Nenhum deles é tratado como simples recurso, mas como projetos pedagógicos com potencial de levar a um aprendizado diferenciado e significativo - desde que estejam devidamente inseridos numa proposta que contemple objetivos claros, público definido, materiais previamente selecionados, tempos e espaços bem planejados e avaliações pertinentes.
As situações-problema merecem atenção especial por parte do leitor. Na concepção dos autores, elas devem ser planejadas com base em momentos significativos dos jogos, apresentando sempre algum obstáculo ou impasse e exigindo construir procedimentos, que as crianças decidam qual é a melhor ação a ser adotada. Tal perspectiva favorece o domínio cada vez maior da estrutura do jogo, propicia debates e questionamentos sobre o ato de jogar e faz com que os alunos deixem de contar apenas com a sorte ou a tentativa-e-erro como estratégia. Durante a leitura, é possível perceber quais são os melhores momentos para propor um problema e as questões capazes de promover avanços significativos na aprendizagem. Em suma: este livro é um convite a todos que buscam garantir às crianças um ensino pleno de sentido e significado.
CAMILLA SCHIAVO RITZMANN, autora desta resenha, é mestre em Educação e formadora de professores.
Fonte : Revista Nova Escola
A Artmed Editora acaba de lançar Matemática para aprender a pensar: o papel das crenças na resolução de problemas (212 págs., R$ 42), dos professores Antoni Vila e María Luz Callejo, que refletem sobre o papel da disciplina no desenvolvimento da capacidade de pensar. O livro propõe ainda uma análise da forma como se aprende e se ensina matemática.
Aprender com Jogos e Situações-Problema
Editora: Artmed
Categoria: Formação
120 págs, 16 x 23 cm
Baseando-se em pressupostos de Jean Piaget (1896-1980) - o defensor da ideia de que, "para aprender, o sujeito precisa conhecer o objeto, agir sobre ele e transformá-lo" -, Macedo, Petty e Passos relatam propostas desenvolvidas no Laboratório de Psicopedagogia da Universidade de São Paulo (LaPp-USP) com alunos da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental. Em todas elas, percebe-se como as crianças precisam ser ativas ao jogar, assumindo uma postura responsável diante de seu próprio percurso de aprendizagem.
No total, o livro aborda seis jogos: Quiles, Sjoebalk, Caravana, Resta Um, Traverse e Quarto. Cada qual tem sua história brevemente comentada e as regras descritas em detalhes. Nenhum deles é tratado como simples recurso, mas como projetos pedagógicos com potencial de levar a um aprendizado diferenciado e significativo - desde que estejam devidamente inseridos numa proposta que contemple objetivos claros, público definido, materiais previamente selecionados, tempos e espaços bem planejados e avaliações pertinentes.
As situações-problema merecem atenção especial por parte do leitor. Na concepção dos autores, elas devem ser planejadas com base em momentos significativos dos jogos, apresentando sempre algum obstáculo ou impasse e exigindo construir procedimentos, que as crianças decidam qual é a melhor ação a ser adotada. Tal perspectiva favorece o domínio cada vez maior da estrutura do jogo, propicia debates e questionamentos sobre o ato de jogar e faz com que os alunos deixem de contar apenas com a sorte ou a tentativa-e-erro como estratégia. Durante a leitura, é possível perceber quais são os melhores momentos para propor um problema e as questões capazes de promover avanços significativos na aprendizagem. Em suma: este livro é um convite a todos que buscam garantir às crianças um ensino pleno de sentido e significado.
CAMILLA SCHIAVO RITZMANN, autora desta resenha, é mestre em Educação e formadora de professores.
Fonte : Revista Nova Escola
Livro analisa a matemática como modo de desenvolver o pensamento
Obra reflete sobre o papel da resolução de problemas no aprendizado
A Artmed Editora acaba de lançar Matemática para aprender a pensar: o papel das crenças na resolução de problemas (212 págs., R$ 42), dos professores Antoni Vila e María Luz Callejo, que refletem sobre o papel da disciplina no desenvolvimento da capacidade de pensar. O livro propõe ainda uma análise da forma como se aprende e se ensina matemática.
(Fonte: Trama Comunicação) - Revista Educação.
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